Cozinha; a alma da casa

A cozinha de uma residência seria seu coração? É possível, ela hoje ocupa um local de destaque e pra muitos é o ambiente mais importante, onde muitas horas são desfrutadas em experiências incríveis.

Também é possível constatar que mesmo sendo bem projetada e planejada, ela vai adquirindo vida e se tornando cada vez melhor com o passar do tempo.

Famílias que curtem suas cozinhas tem prazer de incrementa-las com utensílios, objetos novos e maneiras diferentes de utiliza-las. Na verdade as cozinhas contam as histórias de suas famílias. Quantas vezes não retratamos nossas famílias  por pratos e comidas feitas com carinho para reunir as pessoas que amamos?

Cada família tem uma maneira de utilizar suas cozinhas e quem projeta deve saber entender isso e deixa-la o mais perfeita possível.

A cozinha hoje, virou um espaço social e não somente de serviços .Podemos dizer que é um espaço de encontros.

Mesmo com ambientes pequenos, na maioria dos lares, em algum momento as pessoas estão na cozinha , vivendo experiências.  Podem ser pessoas que curtem cozinhar e querem passar horas preparando seus alimentos ou mesmo quem quer a cozinha funcional para refeições práticas e rápidas. De uma forma ou de outra , o projeto deve captar os anseios desta família.

A tendência mundial é que cuidemos mais do ato de preparar nosso alimento. A alimentação requer cuidados e o local para isto é a cozinha de uma casa.

Estes espaços, as vezes muito pequenos, verdadeiros desafios para os projetistas, mas até por isto mais apaixonantes.

Pelas normas técnicas do código de obras e edificações  (2017) a cozinha deve ter um pé-direito mínimo de 2,50m. Não existe uma área mínima , mas deve caber um circulo com diâmetro de 1,50 m.

Dentro destas medidas mínimas, tudo pode ser projetado para proporcionar o máximo de conforto e personalização, conforme o desejo dos donos.

Algumas estratégias podem ser usadas para garantir toda a funcionalidade, praticidade, economia, beleza e sustentabilidade da cozinha.

  • a organização e disposição dos elementos da cozinha são fundamentais para que se tenha máxima eficiência no espaço disponível. Sempre indicado que tenhamos uma lógica seguindo a ordem dos processos na preparação dos alimentos ; primeiro pegamos os alimentos nos armários/dispensa /geladeira/freezer, depois limpamos e preparamos  nas pias/ bancadas e depois cozinhamos ou assamos no fogão ou forno. Esta sequência deve se refletir no projeto da cozinha.
  • o uso do conceito aberto , geralmente integração com a sala de estar, é uma tendência que traz vários benefícios. Este conceito trás um convívio melhor em torno da preparação do alimento, não somente na hora das refeições. A iluminação e ventilação também são mais eficientes.  Os exaustores e matérias de fácil limpeza possibilitaram esta integração com eficiência.
  • a iluminação e a ventilação natural também deve ser previstas e incentivadas prevendo ganho de saúde no local e economia direta de energia.
  • os eletrodomésticos devem ser de máxima eficiência e apropriados ao espaço disponível para ter funcionalidade e economia de energia.
  • os armários devem interpretar a forma como o usuário usa sua cozinha, facilitando ao máximo o acesso a todos os utensílios e produtos. O material e o revestimentos devem ser apropriados a uma área sujeita a umidades e diferenças de temperatura. Locais apropriados para dispensa de alimentos não perecíveis deve ser bem pensado e projetados.
  • o revestimento frio pode ser colocado nas áreas de contato com o preparo direto dos alimentos , como pia e bancadas .
  • o uso da água e energia devem ter máximo controle focando na sustentabilidade, com torneiras modernas e iluminação adequada.
  • previsão de locais apropriados para reciclagem de lixo.
  • se possível , uma horta caseira é sempre interessante.

As cozinhas hoje devem prever usuários diversos e de idades diferentes. Desde as crianças até idosos precisam usar este ambiente . Uma cozinha adequada as necessidades de pessoas com deficiências e a idosos deve ter um lugar de destaque nos trabalhos dos projetistas modernos. Novas tecnologias e matérias diferenciados podem ajudar a proporcionar experiências únicas neste ambiente tão fundamental na vida de todos.

Então , vamos cozinhar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s